Saúde - Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023

PROJETO IMPORTANTE PARA A ATENÇÃO BÁSICA DA SAÚDE DOS JAGUARIENSES

Desde julho passado, com o apoio da Administração Municipal, foi proposto pela Secretaria de Saúde, um Projeto de Implementação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na Atenção Básica, em nosso Município. Após a aprovação do Projeto, primeiro pela Administração, em seguida, pelo Conselho Municipal de Saúde, foi organizado um espaço, com os recursos disponíveis no Município, e iniciou-se a execução do Projeto com atendimentos individuais e composição de Grupo Terapêutico com mulheres do Município. O Projeto foi idealizado e executado por profissionais que atuam na Atenção Básica do Município, servidoras públicas, destacando o trabalho da Técnica de Enfermagem Valúrzia Aguirre Nascimento, que buscou formações na área das Práticas Integrativas, hoje mestre em Reiki, Terapeuta Floral e Terapeuta Integrativa. Além da Psicóloga Dienifer Pavão, também com formações em Práticas Integrativas e a Terapeuta Ocupacional Deise Barbosa, que já atua com Auriculoterapia há muito tempo no Município, além do apoio dos demais profissionais do Município, que abraçaram o Projeto desde o início da sua idealização. Desde o ano de 2006, existe a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS (Portaria GM/MS n°971, de 03 de maio de 2006), que no início contemplou 6 técnicas e, no decorrer dos anos foi se ampliando cada vez mais e hoje abrange 29 técnicas terapêuticas integrativas, com reconhecimento científico e muito mais que isso, reconhecida eficácia tanto pela comunidade científica quanto pela população em geral, que percebem vidas transformadas após a introdução das práticas integrativas em seus acompanhamentos de saúde. As práticas integrativas consideram o indivíduo em sua totalidade, física, psíquica, emocional, social, espiritual – não se utilizam de uma religião específica, respeita todas as religiões, considerando o componente ‘fé’ na concepção singular e individual de cada um.O projeto foi exposto na audiência pública da saúde na semana passada, pelas profissionais que integram o projeto e pela secretária Municipal de Saúde Jaque Pivetta.